Anúncio

"Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo."

Páginas

8 de jul. de 2011

Pescaria ética


Recebi este texto por e-mail como apresentação em power point de uma amiga que assim como eu, aprendeu desde muito cedo a fazer esta pescaria.
Acredito que este texto nos remete à todos aqueles momentos mais íntimos e secretinhos, que tivemos que fazer nossas escolhas e agir de acordo apenas com nossa consciência, sem o olhar do outro, sem a sua aprovação, sem a exposição e julgamento de nossos amigos reais e virtuais…
Pescaria ética
  Ele tinha onze anos e, a cada oportunidade que surgia, ia pescar no cais, próximo ao chalé da família, numa ilha que ficava em meio a um lago. A temporada de pesca só começaria no dia seguinte, mas pai e filho saíram no fim da tarde para pegar apenas peixes cuja captura estava liberada.
O menino amarrou uma isca e começou a praticar arremessos, provocando ondulações coloridas na água. Logo elas se tornaram prateadas pelo efeito da Lua nascendo sobre o lago. Quando o caniço vergou, ele soube que havia algo enorme do outro lado da linha. O pai olhava com admiração.
Enquanto o garoto habilmente, e com cuidado, erguia o peixe exausto da água. Era o maior que já tinha visto, porém sua pesca só era permitida na temporada. O garoto e o pai olharam para o peixe, tão bonito, as guelras para trás e para frente.
O pai, então, acendeu um fósforo e olhou para o relógio. Eram dez da noite, faltavam apenas duas horas para a abertura da temporada.
Em seguida, olhou para o peixe e depois para o menino, dizendo:
- Você tem que devolvê-lo filho!
- Mas pai, reclamou o menino.
- Vai aparecer outro, insistiu o pai.
- Não tão grande quanto este – respondeu, triste o garoto.
O garoto olhou a volta do lago. Não havia outros pescadores ou embarcações à vista. Voltou novamente o olhar para o pai. Mesmo sem ninguém por perto, sabia pela firmeza em sua voz, que a decisão era irrevogável. Devagar tirou o anzol da boca enorme do peixe e o devolveu à água escura. O peixe movimentou-se rapidamente no meio líquido e desapareceu. E, naquele momento, o menino teve certeza que jamais veria outro tão grande quanto aquele.
Isso aconteceu há muitos anos. Hoje o garoto é um profissional bem sucedido. O chalé continua lá, na ilha em meio ao lago, e ele leva seus filhos para pescar no mesmo cais. Sua intuição estava correta. Nunca mais conseguiu pescar um peixe tão maravilhoso como o daquela noite. Porém, sempre vê o mesmo peixe toda as vezes que depara com uma questão ética. Porque, como o pai lhe ensinou, a ética é simplesmente uma questão de certo e errado.
Agir corretamente, quando se é observado, é uma coisa. A ética, porém, está em agir corretamente quando ninguém está nos vendo. Essa conduta reta só é possível quando, desde criança aprendeu-se a devolver o PEIXE À ÀGUA. A boa educação é como uma valiosa moeda de ouro: TEM VALOR EM TODA PARTE.

0 comentários:

Pesquisar este blog

 
2010 Template Brush | Templates e Acessórios